Autora: Lianna Calderari Oliveira
Provavelmente você conhece alguém que já precisou de transfusão de sangue, após sofrer um acidente, ou passar por algum procedimento cirúrgico. Você sabe de onde vem o sangue que salvou a vida dessa pessoa?
Bom, o sangue é um componente vital, insubstituível para todos os seres vivos, mas, lamentavelmente, a ciência ainda não conseguiu reproduzi-lo de forma. A única maneira de salvar vidas através de transfusão sanguínea, é doando.
De acordo com a OMS (https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/index.html), a demanda por transfusões de sangue tem aumentado à medida que cresce o número de acidentes, violência e doenças. A busca por doadores tem se constituído uma preocupação constante das autoridades sanitárias.
Por isso, em 2015, foi criada pelo movimento Eu Dou Sangue (http://www.eudousangue.com.br/) a campanha Junho Vermelho. A escolha do mês se junho se deu pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, e também por uma outra questão de ordem mais prática, pois os meses mais frios do ano, como junho, julho e agosto, apontam que há uma queda significativa de doações nos hemocentros. Com o objetivo de chamar a atenção do maior número de pessoas para a necessidade de realizar esse gesto de generosidade e solidariedade.
O objetivo da campanha é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da Doação de Sangue. A relevância que esse ato tem, no momento em que alguém necessita de uma transfusão para que tenha a oportunidade de sobreviver.
Conscientizar é tornar consciente, e se o maior número de pessoas conseguir absorver o real objetivo da campanha, podem vir a se tornar doadores recorrentes, e se cada cidadão saudável e que preencha os pré-requisitos necessários para ser doador, doar a cada seis meses, os bancos de sangue não ficarão defasados, e essa não será mais uma preocupação.
Cada doação de Sangue pode salvar até 4 vidas.
Alguém sempre estará precisando da sua ajuda.
Doe Sangue, procure o Hemocentro mais próximo e veja se você se encaixa nos requisitos.
Quem pode doar
Pessoas que:
- Tenham entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal);
- Pesem no mínimo 51 quilos;
- Estejam em boas condições de saúde.
VOCÊ É A ESPERANÇA DE MUITOS.
Deixe um comentário