Cotidiano

Psiconefrologia e COVID-19

Autora: Iris M. Okumura
Referência da imagem editada: https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/edicoes/numero_01_2020/

Adeus ano velho, feliz ano novo! Planos, expectativas, uma nova década. “Me surpreenda, 2020!” E como surpreendeu…

Luta, fuga ou congelamento diante de uma situação estressora? O que fazer? O que pensar? A chegada repentina do coronavírus trouxe muitos impasses que inundaram o pensamento das pessoas ao longo deste ano.  Colocou à prova várias características humanas: necessidade de rápida tomada de decisão, tolerância, empatia, exercer atividades sob pressão, capacidade criativa, comunicação, paciência, cooperação, entre outras.

Não sabíamos como reagir, pouco entendíamos sobre a nova ameaça. Porém, para algumas profissões, pouquíssimo tempo foi disponibilizado para que tanta informação pudesse ser processada. Além de ter que lidar com as questões pessoais, tiveram que suportar as oscilações do mundo. Situações imprevistas são esperadas, porém a recorrência excessiva delas, não.

Nossa equipe de linha de frente nas clínicas não parou e não pôde parar, visando a continuidade e melhor tratamento aos pacientes. A tarefa é árdua quando se tem o compromisso com a saúde e se faz o juramento pela dignidade da vida humana.

De fronte única não se forma um grupo. Uma boa equipe possui frenteS. Tão pouco os demais setores pararam, mas adaptaram suas práticas e logo as retomaram. Processo de rotina e hábitos foram as mudanças impostas que mais sofreram impacto este ano. Uso de máscaras, higienização constante de mãos, cuidados ao entrar em casa, socialização com amigos e família…

 Na Fundação Pró-Renal, foram implementados fluxos de forma a otimizar e conciliar prevenção e trabalho no enfrentamento à pandemia. A Psicologia passou por um período de trabalho em home-office, adotou os atendimentos online e mantém essa modalidade à disposição para agendamento (para mais informações, ligue para 3312-5414). Além disso, preocupada com a possível sobrecarga psicológica-emocional da equipe, promoveu atividades de psicoeducação voltadas para a saúde mental, autocuidado e habilidade de comunicação.

Com o intuito de compartilhar a trajetória vivida e as ações realizadas, o Setor de Psicologia teve o aceite de um artigo em formato de relato de experiência publicado pelo Conselho Regional de Psicologia. Confira o artigo “A Psiconefrologia no enfrentamento à Covid-19: reflexões e (re)construções” na íntegra no link abaixo.

Adeus ano velho, feliz ano novo! Seguimos com planos, renovamos as expectativas. Que possamos especificar o nosso pedido sobre a forma como gostaríamos que 2021 nos surpreenda.

Link do artigo: https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/wp-content/uploads/2020/12/A-Psiconefrologia-no-enfrentamento-a-covid-19_-reflexoes-e-reconstrucoes-%E2%80%93-Revista-Cadernos-de-Psicologias.pdf

Deixe um comentário