Cotidiano

O quanto você conhece sobre a sua saúde renal?

Autora: Iris M. Okumura
Imagem: https://img.freepik.com/vetores-gratis/medicos-estudando-rins-de-doadores-na-clinica-medicos-verificando-orgaos-humanos-para-ilustracao-plana-de-cirurgia_74855-18314.jpg?w=740

A campanha de prevenção da doença renal ocorre anualmente e o mês de março é dedicado para intensificar ações em prol dessa causa. O lema para engajamento em 2022 é “Saúde Renal para Todos” e tem como objetivo preencher as lacunas para obtenção de informações sobre o cuidado com os rins.

A comissão diretora internacional que organiza o Dia Mundial do Rim publicou um relatório no início deste ano (LANGHAM et al., 2022) enfatizando que a promoção à saúde se dá através do trabalho em conjunto entre autoridades estatais, instituições, empresas seguradoras, profissionais da saúde, pacientes, familiares e cuidadores. Cada um possui um papel para a divulgação e efetivação da saúde renal que engloba atividades como a implementação de políticas públicas, orientação sobre o tratamento renal, investimento em recursos para a promoção e manutenção da vida, participação em redes de apoio e nas comunidades e melhorias na comunicação entre todos os envolvidos.

Um dos obstáculos que leva ao agravamento da doença renal é a falta de letramento em saúde que significa a “habilidade cognitiva e social que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de obter acesso, compreender e utilizar a informação de maneira a promover a boa saúde”. Isto é, prestadores e profissionais da saúde devem se comunicar de maneira efetiva para que as pessoas tenham recursos para lidar com a própria condição de saúde. Em um trabalho conjunto, a comunicação efetiva deve oferecer suporte e possibilitar compreensão e a pessoa deve utilizar suas habilidades funcionais, cognitivas e sociais para ponderar e aplicar as melhores atitudes e decisões.

Baixo letramento em saúde está relacionado à falta de conscientização sobre fatores de risco de uma doença crônica. Assim, está associado a não adesão ao tratamento e ao uso incorreto de medicações, baixa frequência nos serviços de saúde e aumento de hospitalizações. Ou seja, piores desfechos em saúde. É importante conhecer as características da doença, possibilidades de tratamento e acompanhamento, ser coparticipante do processo para melhor ajuste de expectativas e das atividades de vida. A avaliação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o letramento em saúde abrange várias dimensões e quanto mais habilidades funcionais, interativas e críticas o indivíduo tiver, mais autonomia e empoderamento pessoal para tomar decisões.  A pessoa deve analisar:

Como você se avalia em relação a cada um desses itens? Quais dúvidas têm em relação à saúde renal? Nós enquanto profissionais da saúde temos interesse em conhecer as necessidades dos pacientes e acompanhantes e proporcionar o cuidado e encaminhamento mais adequados para cada situação. “Saúde Renal para Todos” significa levar conhecimento sobre a função e a importância dos rins, bem como as consequências de determinados hábitos à toda comunidade. A Fundação Pró-Renal atua fortemente com a prevenção e manutenção da saúde renal contando com uma equipe multiprofissional disponível para atender o paciente e sua rede de apoio.

Referência
LANGHAM, R.G. et al. Kidney health for all: bridging the gap in kidney health education and literacy. Kidney International. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.kint.2021.12.017>.

MORAES, K.L. et al. Validação do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para o português brasileiro. Acta Paul Enferm, 34. 2021. Disponível em: <10.37689/acta-ape/2021AO02171>.

Deixe um comentário