Cotidiano

O mundo pede saúde mental

Autora: Iris M. Okumura
Imagem: https://janeirobranco.com.br/

A saúde mental reflete “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade” (OMS apud GAINO et al, 2018).

A campanha de conscientização em prol dessa causa acontece duante o mês de Janeiro e em 2022 segue para a nona edição com o lema “O mundo pede saúde mental!”. Possui o intuito de reforçar estratégias de tratamento e prevenção do bem-estar psicológico-emocional, bem como democratizar o acesso a informações e cuidado à saúde mental.

Iniciar o ano com essa proposta tem o objetivo de incentivar as pessoas a estarem mais atentas às condições, ao próprio sentido e ao estilo de vida para que se sintam motivadas a ressignificar e promover mudanças pessoais ao longo do ano.

A Organização Mundial de Saúde elencou alguns fatos e fatores de risco relacionados ao adoecimento mental:

  • Transtornos mentais, neurológicos e o uso de substâncias representam 10% da carga global de doenças e 30% da carga de doenças não fatais;
  • Cerca de 1 a cada 5 crianças e adolescentes possui um transtorno mental;
  • Depressão é o transtorno mental mais comum. Estima-se que 5% dos adultos sofram de depressão no mundo;
  • Aproximadamente metade dos transtornos mentais surgem antes dos 14 anos de idade;
  • Cerca de 1 a cada 9 pessoas que estão inseridas em ambientes de conflito possui transtorno mental moderado a grave;
  • Pessoas com transtorno mental grave morrem de 10 a 20 anos antes do que a população geral;
  • A economia global perde cerca de 1 trilhão de dólares em produtividade ao ano devido à depressão e ansiedade.

Ressalta-se que ter um diagnóstico de transtorno mental não é pré-requisito para iniciar e/ou manter o cuidado com a saúde mental. Sobretudo, é um ato de prevenção, autocuidado e valorização da própria vida.

E se o processo de conscientização fosse constante, como nos sentiríamos ao proporcionarmos melhorias a nossa rotina? Seríamos agentes da própria transformação e superação conquistando metas pessoais. A psicoterapia auxilia na promoção à saúde mental. Existem unidades de atendimento gratuito oferecidas pelo SUS como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços ambulatoriais em hospitais. A Fundação Pró-Renal disponibiliza atendimento psicológico social aos pacientes com doença renal crônica e também à comunidade geral nas modalidades presencial e online.

Para mais informações e agendamento:
(41) 3312-5414 / (41) 3312-5425 / (41) 3312-5466
https://www.pro-renal.org.br/o-que-fazemos/clinica-popular/

Referência
Fundação Oswaldo Cruz. Saúde Mental. Disponível em: <https://pensesus.fiocruz.br/saude-mental>.

Deixe um comentário