Cotidiano

Práticas Cotidianas para uma Boa Qualidade do Sono

Autora: Iris M. Okumura
Imagem: https://www.gettyimages.com.br/ilustra%C3%A7%C3%B5es/insomnia?family=creative&phrase=insomnia&sort=mostpopular

Preocupações com a família, estresse do trabalho / desemprego, finanças, problemas afetivos, ansiedade, perdas, incertezas, revolta, quantidade de informações e acontecimentos no mundo, pandemia… quantas coisas têm o potencial de tirar ou perturbar o nosso sono. Acabamos dormindo porque somos vencidos pelo cansaço mental e físico ao invés de respeitarmos a natureza do nosso relógio biológico. Aliás, por que nos deixamos levar por tantos estímulos, tantos compromissos? Emendamos um dia após o outro e, por vezes, acordamos com a sensação de ainda estarmos cansados.

O que é higiene do sono?

Realizar a higiene do sono implica no cuidado e fortalecimento de hábitos saudáveis ao longo de todo o dia, não somente à noite como muitos imaginam. Significa o ajustamento da alimentação, do ambiente, das atividades de lazer, das horas destinadas ao trabalho, estudo e descanso.

A organização pessoal sobre esse conjunto de fatores auxilia na disciplina de hábitos positivos. Promover horas ininterruptas de sono e um horário de praxe para se deitar, ter um ambiente adequado para descansar, ter um momento para relaxar antes de dormir, bem como manter cuidados com o bem-estar ao longo do dia, podem contribuir para a qualidade do sono.

Dormir mais não é sinônimo de dormir melhor. Dormir bem impacta sobre nossa qualidade de vida geral, pois promove o descanso físico e mental e conseguimos ter maior atenção, concentração, melhora do humor e disposição para lidar com as nossas atividades.

Sugestões para uma boa higiene do sono: Confira abaixo algumas dicas a serem empregadas no dia-a-dia que podem auxiliar para uma melhor qualidade do sono.

Não há uma receita igual para todos sobre qual a melhor estratégia a seguir. Contudo, o consenso é que o cultivo de bons hábitos e de um ambiente adequado para o descanso são promotores para uma boa qualidade de sono. Não espere chegar ao esgotamento físico e mental para então exercitar as boas práticas. Perceba-se, conheça o seu corpo e o tempo necessário para o seu descanso.

E procure um(a) psicólogo(a)! No atendimento clínico, o(a) profissional pode te ajudar a avaliar quais sugestões são viáveis ao seu estilo de vida e personalidade, do que é importante abdicar nesse momento em prol da qualidade de vida e boas horas de sono.

Referência

Nagasawa, S. Tolerance for Uncertainty: A COVID-19 Workbook. A guide to accept your feelings, tolerate distress, and thrive. E-book. 2020. Disponível em: <www.baypsychology.ca>. Sleep Foundation. Sleep Hygiene: What it is, why it matters, and how to revamp your habits to get better nightly sleep. Publicado em 14 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www.sleepfoundation.org/sleep-hygiene>.

Deixe um comentário